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O Youtube ocupa a posição de segundo buscador mais usado perdendo apenas para o Google, ele recebe mais de 1 bilhão de visitantes por mês, e usar um bom SEO para seus vídeos poderá direcionar mais tráfego para seu conteúdo e canal, gerar mais likes e inscrições. Então aproveite bem as dicas de SEO e as coloque em prática para conseguir aumentar a visibilidade e ganhar mais autoridade, isso pode ser como uma bola de neve e à medida que aplicar em seu conteúdo mais ele irá crescer.
Confira 6 dicas de SEO para vídeos que preparei e tenho aplicado em meu conteúdo e ajudarão você também a melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca:
O primeiro passo na otimização do YouTube após terminar de gravar seu vídeo é renomear o arquivo, para que ele tenha o mesmo nome que o título que pretende utilizar no vídeo, antes que você faça o upload. Você pode separar cada palavra com um hífen para ficar mais amigável.
Essa parte é muito importante e possui grande valor na classificação, pois os títulos de vídeo aparecem em vídeos sugeridos, em resultados de pesquisa do Google e no YouTube playlists. Ou seja, procure formular um bom título, procure escrever um título bem descritivo usando a palavras-chave escolhida, aqui você poderá utilizar o planejador de palavras-chave do Google AdWords (uma ferramenta gratuita) para ajudar a encontrar as palavras com maior volume de busca mensal. Tente colocar a palavra-chave no início do título para dar mais destaque e relevância. Você pode também adicionar novas palavras-chave ao longo do tempo para manter o vídeo otimizado a longo prazo, essa é uma das vantagens, pois no YouTube você pode editar título e descrição mesmo depois de publicado, assim poderá otimizar sempre que necessário, isso permite acompanhar as tendências e ajudar seu conteúdo conforme o tempo passa.
Faça um resumo do que fala o vídeo, detalhe alguns assuntos relacionados, utilize palavras-chave semelhantes (sinônimos) às usadas no título do vídeo para otimizar sua descrição. Além disso, inclua as palavras-chave mais importantes relacionadas na descrição do vídeo. Poderá também fazer a transcrição do vídeo e utilizar novas palavras.
A otimização do título e descrição permitirão o Google e o YouTube a identificar melhor o conteúdo de seu vídeo, consequentemente o posicionamento nos resultados de pesquisa. Essa é uma excelente dica de SEO para vídeos e você deve ficar bem atento a ela, pois é comum passar despercebido esses detalhes.
Utilize bem as palavras-chave para tornar seu conteúdo bem visível na primeira página do Google. Utilize palavras fortes, por exemplo, é muito comum o Google gerar resultados com vídeos do YouTube para palavras-chave “Como fazer”, “tutoriais” ou “passo a passo”, etc. Fique atento a essas palavras.
Pesquise palavras-chave que na maioria das vezes geraria resultados do YouTube no Google. Desta maneira, você consegue captar mais tráfego de pessoas que estejam procurando conteúdo no Google e direcionar para seu canal do YouTube. Assim, aumentará as chances de ter mais sucesso na geração de tráfego de forma mais consistente fora do YouTube também.
Você pode utilizar o planejador de palavra-chave do Google AdWords para te ajudar a determinar quantas pesquisas sua palavra-chave principal recebe em média por mês e também a identificar palavras similares (aqui poderá gerar uma lista inclusive para utilizar na descrição e nas TAGS).
Escolha uma que tenha um bom volume de pesquisas e com boa chance de classificação para que consiga gerar um bom tráfego. O objetivo é identificar exatamente palavras ou frases que as pessoas usam no dia a dia para encontrar conteúdo.
Legendas, Closed Caption torne seus vídeos mais amigáveis para os sites de busca, você pode incluir a transcrição de seu vídeo e incluir legendas, essas informações são ricas em palavras-chave e ajudam com as pesquisas feitas pelos sites de busca para detectar conteúdo e posicionar melhor.
Utilize as Tags de forma eficiente, elas são excelentes para colocar palavras-chave adicionais e termos relevantes relacionados ao seu vídeo. As tags ajudam a categorizar seu vídeo, dessa maneira consegue público mais direcionado e qualificado e ainda ajuda nos resultados de pesquisas. Você pode analisar vídeos de concorrentes e verificar quais as Tags eles utilizam.
O YouTube permite que você adicione anotações nos vídeos, isso o torna bem interativo e permite que você adicione mais conteúdo, é possível colocar balão de diálogo, observações, rótulos, links entre outros.
Com as anotações nos vídeos você pode chamar mais a atenção das pessoas e interagir com elas, por exemplo, no meio de um vídeo você pode dar uma dica de outro vídeo ou artigo e colocar uma frase com link ou convidar a se inscrever em seu canal, assim poderá atrair mais tráfego e engajamento para seu conteúdo.
Aprenda a utilizar todos esses recursos do YouTube e com toda certeza melhorará a visitação de seu canal e também o posicionamento nos resultados de pesquisa do Google e do YouTube. Se tiver dúvidas deixe seu comentário que estamos aqui para ajudar. Se já aplicou essas dicas conte-nos sua experiência com o YouTube.