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Com a evolução constante do mercado é necessário se adaptar, e desde que o Marketing de Conteúdo se tornou destaque no meio digital às mudanças foram muito fortes, mudou e vem mudando a forma de se divulgar online. O Marketing de Conteúdo já se mostrou ser uma estratégia muito forte, e aplicável a qualquer um desde um blog do empreendedor digital ao site de uma empresa, ela é capaz de gerar resultados muito expressivos seja a curto ou em longo prazo.
Mas ainda assim tendo todo esse potencial, ela não esta sendo utilizada corretamente ou se quer sendo usada pelas pessoas, a falta de conhecimento, a resistência em apostar e colocar em prática, ainda mais com a crise onde todos ficam com o pé atrás e há desconfiança para todo lado.
É por isso, que relacionei alguns pontos importantes do Marketing de Conteúdo para acabar de vez com as dúvidas e para que você comece ao final desse artigo a pensar em sua estratégia.
1 – Conteúdo relevante: os visitantes amam a informação que seja útil para eles
Muita gente vai dizer “mas isso é óbvio”, quando você entrega algo realmente útil para o visitante você o esta ajudando de verdade, você esta satisfazendo a vontade dele, quando o conteúdo é muito invasivo, principalmente aqueles que só desejam vender e vender, a rejeição acaba sendo grande também. Conteúdos relevantes acabam sendo mais admirado, compartilhado e comentado e assim o engajamento acaba sendo muito maior. Então comece a pensar em entregar conteúdo relevante para seus visitantes, isso não só os deixará mais satisfeitos como também influenciará diretamente em suas vendas, dessa forma o Marketing de Conteúdo se torna mais eficiente.
2 – Segmentação de conteúdo: só os interessados leem
Esse é um dos pontos mais interessantes do Marketing de Conteúdo, a criação de uma estratégia segmentada lhe poupa recursos e dinheiro. Você precisa atrair todos àqueles que estão realmente interessados e desejando o que você tem a oferecer e assim evitar gastar tempo com curiosos ou aqueles que não querem consumir o seu produto. Esse tipo de segmentação faz com que o conteúdo não seja empurrado para o consumidor, é ele que controla isso, exemplo disso é quando ele esta no Youtube e procura por determinado assunto, dentro do resultado ele escolherá o que é mais importante para ele, se resolve ou não a situação dele, ele tem total poder sobre a escolha.
A segmentação de conteúdo gerar tráfego qualificador, por exemplo, para seu blog, já que os visitantes escolheram o seu conteúdo e chegaram por livre e espontânea vontade. Quem não tem interesse dificilmente irá ver esse conteúdo, e assim reduzirá seus custos, sua campanha será mais assertiva e com isso melhores resultados.
Imagine que você tenha a seguinte situação:
A – Ter 10000 acessos, mas apenas 500 se interessam pelo seu produto.
B – Ter 5000 acessos, mas apenas 500 se interessam pelo seu produto.
Muita gente vai dizer quanto mais acesso melhor, mas não é bem assim, você precisa pensar que quanto mais seu blog cresce, por exemplo, isso consome mais recursos, então o número de interessados terá que ser maior também, e começar a segmentar desde o começo, tornará seu retorno melhor e com um gasto mais reduzido evitando assim perdas desnecessárias.
3 – Marketing de Conteúdo: possui um menor custo (é mais barato mesmo!!!)
Quando você faz a segmentação, por exemplo, você direciona seus esforços para os interessados e assim suas ações se tornam mais eficientes, todo o processo de Marketing de Conteúdo se torna mais otimizado e reduz custos com gastos desnecessários, você não fica atirando para todos os lados, mas sim tenta atingir o público alvo correto.
Exemplo disso, é para quem precisa captar leads, quando você não segmenta corretamente você capta muitas pessoas que às vezes não estão interessadas, já com a segmentação bem feita a tendência é atrair muito mais potenciais clientes e como muitas vezes se paga por leads ou se tem custo com envios posteriormente, ter uma lista bem segmentada e quente ajudará muito futuramente a obter seus resultados.
4 – Marketing de Conteúdo: Comece agora e não seja o último
Posso dizer que muita gente já utiliza e às vezes nem sabe que faz isso. O marketing de conteúdo se popularizou mais com o mercado digital, no Brasil é muito utilizado por empresas, mas mesmo você tendo um blog já pode começar a implantar. Por serem ações que demandam um menor custo é possível montar sua estratégia e começar a aplicar em seu negócio online.
5 – Venda mais com Marketing de Conteúdo e Segmentação
Quando falamos de Marketing de Conteúdo existe um fator que é muito importante, que é a CONSISTÊNCIA, é natural publicarmos conteúdo regularmente e as pessoas começarem a segui-lo e a ficar esperando pelas suas publicações, quanto mais ajudar o seu visitante, mais ele confiará em você, mais engajado ele ficará com suas ações e com isso, passará a ver você com mais autoridade e com isso sua marca ganhará mais evidência, é tudo muito natural, pois apenas aqueles que realmente se interessam são mais atingidos. Com todas as ações, você gera a reciprocidade, você disponibiliza conteúdo útil e ainda promove seu produto e marca. A partir desse momento o visitante passa a vê-lo de forma diferente mesmo que a concorrência as vezes tenha preços melhores muitas vezes eles irão preferir você justamente por você ajudar e com isso, o processo da compra humanizado, não fica aquela sensação de ficar empurrando produtos ou serviços. Ele entenderá como se você resolvesse o problema dele, a dor que ele sente ou ainda ajuda ele a realizar seus sonhos, a partir desse momento a diferença será a RETRIBUIÇÃO – RECIPROCIDADE.
Bom a partir daqui você começa a pensar “por que não comecei com Marketing de Conteúdo antes”, mas não se preocupe, nunca é tarde para começar, comece agora e não seja o último!
Crie seu blog, canais das redes sociais, movimente-se, produza muito conteúdo de qualidade, vídeos (crie seu canal de sucesso no Youtube, hoje uma excelente ferramenta), artigos, infográficos, seja criativo. Se ainda tem dúvida deixa seu comentário, estamos aqui para ajudar, assim seu retorno será muito melhor.
Aproveite e assista ao vídeo sobre: Os 3 pilares para se trabalhar com marketing de conteúdo
https://www.youtube.com/watch?v=1L2LRtwm3Mg