Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Um novo ano sempre traz novas oportunidades e com ele nova promessa de mudança e melhora em nosso estilo de vida ou até um novo emprego.
Claro, que pensar em mudar de emprego na fase em que o país está passando nem sempre pode ser uma coisa fácil. Mas nada é impossível quando realmente queremos.
Pois ao pensar em uma recolocação no mercado de trabalho sempre surge uma tensão. No entanto, você deve se manter calmo, ter muita atenção para que nada saia errado nesse processo e não perca boas oportunidades.
1 – Tenha Equilíbrio Emocional
Aprender a gerenciar suas emoções é o primeiro passo para ter sucesso e arrumar um emprego novo.
Perder o controle pode te deixar desesperado e aumentar a tensão e pressão sobre você por não estar trabalhando, isso só vai prejudicar.
Mude seu pensamento, comece acreditando em você. Pois ser demitido não é o fim, muitas vezes a demissão vem para mostrar outras oportunidades e bem melhores, nos tira do comodismo. Não observamos, mas, quantas pessoas estão infelizes em seu emprego e não tem coragem de mudar.
Essa pode ser a sua chance de fazer o que realmente você gosta e dar um novo sentido a sua vida. Pense nisso!
2 – Revise seu Currículo
Faça uma revisão minuciosa do seu currículo, atualize os dados, seja claro com as informações. Não invente nada.
Vale lembrar que currículos para cargos mais altos e executivos requerem um currículo diferenciado, que mostre realizações, projetos e equipes lideradas, além das experiências relevantes.
3 – Consciência de como você vai se apresentar ao mercado
A forma como você se apresenta em sua entrevista faz toda a diferença. Antes de ir a uma entrevista pratique a sua apresentação, pode ser na frente de um espelho ou para outra pessoa. Faça uma autoanalise e, mude se necessário.
Ao se apresentar seja claro e transparente mostre que você sabe o que está falando. Tenha segurança.
Para o cargo de executivo tenha em mente os cenários vividos e quais os trabalhos realizados, mais significativos.
Outro ponto a se levar em conta e muito importante é o salário. E nesse momento as pessoas ainda encaram esse assunto com certa relutância.
Faça uma pesquisa de mercado antes e seja sincero, pois o bom entrevistador consegue identificar qual a sua remuneração real, seja pelo perfil da vaga ou pela desenvoltura ao colocar as informações.
Porém se seu cargo é para executivo tenha as justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência. O recrutador estará preparado para negociar o salário com você.
3 – Planejamento e organização
Coloque seus documentos em uma pasta, arquive no seu computador de forma que fique fácil sua consulta, tais como:
4 – Marketing Pessoal e Motivação
Se manter motivado independe dos acontecimentos e está provado que pessoas mais humoradas são mais motivadas. E esse estado de espírito depende de nós mesmos.
Tenha Foco!
O foco nos mantém motivado, pois sabemos onde queremos chegar não importando os sacrifícios. As tarefas tornam-se mais fáceis quando estamos felizes e bem-humorados, este estado de espírito ajuda a motivação e no seu marketing pessoal.
Crie o hábito da motivação, faça as coisas com entusiasmo, tenha atitudes positivas, ande de cabeça erguida, mesmo diante de uma dificuldade. Pois nosso estado de espírito e nosso comportamento, estão relacionados. Mesmo diante de acontecimentos difíceis, tenha atitude firme e altiva, assim você conseguirá manter sua motivação e seu bom astral.
5 – Fique de olho no mercado
Preste atenção nos setores mais aquecidos do mercado e busque cenários que permitam que você tenha um amplo campo de atuação. Prepare-se para as oportunidades que surgirem.
6 – Melhore seu Networking
Cuide de sua rede de contatos de forma sólida, não só nas horas de dificuldade. O importante é agitar o mercado, por isso, procure colegas de outros trabalhos, amigos e conhecidos eles precisam saber que você está disponível no mercado.
As redes sociais podem ser grandes aliadas nessa hora. Mas cuidado para não parecer desesperado.
Mantenha seu perfil atualizado no LinkedIn, essa é uma excelente plataforma para recolocação profissional e para um bom networking.
Procure gerar boas conexões no LinkedIn, isso facilitará a sua busca por novas oportunidades.
Mantenha-se focado que tudo irá dar certo! E lembre-se a consultoria em RH contratada pela empresa está sempre em busca do melhor candidato para a vaga, aquele que tiver o perfil que melhor se encaixa na vaga deverá ser o selecionado, então preparar-se para a vaga é muito importante. Boa sorte!