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5 Dicas de Marketing de Conteúdo para Empreendedores

Para todo novo empreendedor uma das coisas principais é conseguir novos clientes, esse é um dos pontos mais importantes e é onde ele pode focar grande parte de sua energia. Pois com mais clientes ele conseguirá se firmar mais rapidamente no mercado. E o Marketing Digital é excelente para isso, se utilizar o Marketing de Conteúdo em seu negócio irá melhorar seus resultados.

Trabalhar com Marketing de Conteúdo requer muito compromisso, foco e esforço para que suas ações sejam bem efetivas e sucedidas.

Então para ajudar você a aproveitar os benefícios do Marketing de Conteúdo preparamos algumas coisas.

Confira as dicas de Marketing de Conteúdo para Empreendedores

1 – Crie conteúdo de alta qualidade para melhorar o engajamento

Para fisgar a atenção das pessoas você precisará mais do que algumas palavras, você precisará ser um bom contador de histórias (para isso existe a técnica de Storytelling que pode lhe ajudar muito). Vender sua história através de um bom artigo, de alta qualidade, com informações relevantes ajudará em suas ações de Marketing de Conteúdo e também a engajar melhor seus visitantes.

Lembre-se que não adianta apenas criar um blog, é necessário pensar sobre o que vai escrever (crie pauta, planeje tudo sobre o que pretende fazer), com que frequência irá publicar, o que as pessoas interessadas em sua empresa estão procurando, tudo isso influencia e pode lhe ajudar. Entregar algo novo sempre é bom, pois seu visitante encontrará algo que nunca leu antes ou algo que realmente estava procurando. Dar boas dicas sempre é uma excelente opção, dicas úteis que possam ajudar seu cliente com o produto ou serviço faz toda a diferença. Dicas de como não errar como você errou, como os erros podem ajudar no crescimento, esses pontos podem ser citados em seu conteúdo. Que outras empresas e pessoas influenciam você é uma alternativa quando não se consegue falar de si mesmo, pegar cases de sucesso é uma excelente alternativa.

Pegue o conteúdo existente e melhore, aumente sua qualidade através de links internos para o mesmo assunto, complementos de informações, tudo isso ajudará a gerar mais tráfego.

O principal objetivo aqui é entregar algo de valor para o público e tenha certeza que esteja tudo revisado cuidadosamente afinal ninguém gosta de encontrar erro nos texto.

2 – Canais pagos podem ajudar

Bom, você já começou com o Marketing de Conteúdo e agora você já tem o conteúdo de qualidade no blog, ele esta pronto para começar a receber seus visitantes. Mas não é só isso, mesmo que você divulgue seu conteúdo novo nas redes sociais como Facebook, Twitter, Google Plus, é muito fácil fazer com que seus visitantes se percam antes mesmo de chegar a ver seu conteúdo, sabemos que hoje em dia grande parte do conteúdo não é visto pelas pessoas em sua rede social devido ao volume excessivo de informações, principalmente se for novo e tiver poucos seguidores.

Para você que esta começando e precisa gerar tráfego para seu blog você deve levar em consideração a chance de pagar para promover. Você pode publicar mais no Facebook, por exemplo, mas isso não quer dizer que mais pessoas estarão vendo seu conteúdo, porém se você utilizar os canais pagos sem dúvidas poderá aumentar o alcance das suas postagens, você pode impulsionar seus artigos e fazer com que muito mais gente o leia. Você deve pensar em preparar um bom orçamento e aumentar o alcance de sua empresa, sem dúvidas poderá ser visto por milhares de pessoas em curto espaço de tempo, coisa que apenas publicando não se consegue.

3 – Capture a atenção com gráficos de alta qualidade

Utilizar vídeos e imagens de alta qualidade ajuda a atrair mais a atenção do seu público, pois permite ser mais criativo, principalmente em redes sociais. Esse é um dos pontos mais importantes do Marketing de Conteúdo. Esse item não tem a função de apenas atrair tráfego, mas também de mantê-lo engajado, atento ao que se passa e com isso aumentando o interesse e tempo de permanência em seu blog ou conteúdo gerado.

Saber escolher a plataforma de mídia (Facebook, Twitter, Youtube, etc) e o melhor conteúdo para ela é muito importante, explorar seus recursos podem fazer toda a diferença, por exemplo, no Twitter criar algo relacionado com os Top Trends pode ajudar seu conteúdo se viralizar.

A partir do momento que você se conecta com seus possíveis clientes isso facilita muito, pois eles tendem a te seguir e a esperar conteúdos semelhantes, você passa a influenciar sobre suas decisões.

Isso pode levar muito tempo e esforço, mas é eficiente. Em vez de ficar enviando e-mail marketing e gerar possível spam, você pode muito bem construir um relacionamento com seu público e fazer com que ele queira vir até você, que ele deseje se inscrever em seus canais e te acompanhar. Para isso tudo funcionar você precisa estudar seu público e em seguida entregar o que ele procura. Mostre o quanto você gosta dele e entregue conteúdo de qualidade através de seus canais sempre atraindo para seu site. Conecte-se com seu público.

4 – Verificar seu conteúdo Analytics

No Marketing de Conteúdo criar mais conteúdo e divulgar é apenas uma parte do trabalho. Muitas vezes as pessoas pensam que é apenas criar, publicar e pronto. Existem muito mais coisas, além disso, você precisa acompanhar o que foi publicado analisar as respostas recebidas para os diferentes conteúdos, analisar se as redes sociais como Facebook ou canais de vídeos como Youtube ou até mesmo as buscas no Google estão dando mais retorno. Usar o Google Analytics acompanhar seu blog pode ser uma excelente alternativa. Você verá que existem conteúdos que vão muito bem outros já não tão bem assim e que podem ser melhorados.

Uma excelente maneira é fazer uma analise dos artigos mais visitados e dos menos visitados utilizando o Google Analytics. Olhe os dados e faça um acompanhamento.

  • Existe um assunto ou artigo específico que tem muitas ações?
  • Qual artigo teve mais page views? Ou teve a menor taxa de rejeição?
  • Qual plataforma de mídia social atrai mais visitas?

É por ai que você começa, essas ferramentas fornecem um grande número de informações que são muito úteis no dia a dia que na maioria das vezes é deixado de lado. Através das informações você pode tornar suas ações com o Marketing de Conteúdo mais eficientes, conhecer melhor seu público alvo e assim investir melhor onde lhe dá mais retorno.

5 – Consistência, ela deve ser uma prioridade

Não preciso dizer que todo mundo que começa no mundo dos negócios digitais enfrenta muitos desafios, isso todo mundo já sabe. E uma coisa muito difícil é ser consistente naquilo que se faz com tanta coisa precisando ser feita no início. É comum as pessoas começarem um blog com todo entusiasmo, no começo ele tem aquela febre de fazer cada vez mais, diariamente esta ali gerando conteúdo, mas com o tempo isso vai esfriando, o que era diariamente passa a ser semanalmente, mensalmente até que o projeto muitas vezes fica de lado. Esse sem dúvidas é um dos principais problemas pelo qual muitos empreendedores digitais não fazem sucesso, quando se utiliza o marketing de conteúdo é necessário ter consistência. Muita gente diz que precisa focar nos clientes para poder gerar receita e pagar as contas, mas muita gente esquece que o blog atrai clientes. Então é necessário definir metas para o marketing de conteúdo e começar a colocá-las em pratica. Costumo dizer que ele pode lhe dar algum retorno a curto prazo, mas a longo prazo o retorno é certo se você fizer toda a lição de casa e continuar colocando em prática.

Como novo empreendedor digital tenha em mente que você deverá cuidar de muita coisa relacionada ao seu negócio digital e independente de quanta coisa precisará fazer ter consistência é o ponto mais importante, mas nem por isso precisará entregar menos conteúdo de valor, ou deixar de divulgar algo, lembre-se de fazer um planejamento de todas as suas ações desde gerar conteúdo até analisar as estatísticas, fazendo tudo isso você conseguirá ser bem sucedido no Marketing de Conteúdo.

Se você ainda não tem um bom conhecimento sobre Marketing Digital e quer aprender mais sobre isso conheça o curso Gestor de Marketing Digital e veja como ele pode lhe ajudar.